sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FEDERAÇÃO DOS AEROCLUBES DO RS EM BRASILIA

  A federação dos aeroclubes do RS, representada pelo seu Presidente cmte NELSON RIET, seu tesoureiro ALCEU MARIO FEIJO FILHO  e seu Diretor do setor leste WILSON SCHMIDT, estiveram em BRASILIA nesta quarta feira para uma reunião com a SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL, órgão criado para entre outras funções, estabelecer a política para a aviação civil.
A Federação se fez presente por solicitação do Ministro da Defesa Nelson Jobim, levando uma proposta sugestão para a revitalização  da frota de aeronaves de ensino de propriedade da União e confiadas aos aeroclubes de todo o pais. Estas aeronaves fabricadas na Argentina na década de 80, já cumpriram seu papel na formação de milhares de pilotos, estando agora, grande quantidade delas fora de vôo, aguardando sua revitalização. Existem grandes dificuldades neste sentido, pois como a fabrica fechou suas portas na Argentina, não existem mais peças de reposição.

CRISE DE PILOTOS

Paralelo a isso, uma crise mundial de falta de profissionais de aviação esta atormentando todo o setor aéreo , gerando grandes preocupações as autoridades envolvidas bem como o setor empregador que utiliza esta mão de obra extremamente técnica.
Hoje, segmentos como a aviação agrícola por exemplo, sente a falta de pilotos já para a safra agrícola que se inicia. Estima-se que mais de 30% das aeronaves agrícolas  ficarão sem voar por falta destes profissionais., podendo acarretar em sérios prejuízos ao setor primário se não puder conter o ataque de pragas e ervas daninhas eficientemente.
A Aviação Comercial que exigia do candidato para a  função de co-piloto um mínimo de 1500 horas de vôo, hoje esta  admitindo jovens para esta função com o curso de piloto comercial e 150 horas de vôo de experiência. Outra restrição que havia, era relativo a idade máxima de 30 anos para um empresa admitir um profissional. Hoje esta injusta barreira foi quebrada pela necessidade das empresas, fazendo com que viessem a entender que este profissional com mais idade, traz consigo uma bagagem de mais conhecimento, experiência e maturidade fazendo com que a segurança de vôo aumente exponencialmente.

AEROCLUBES

Os aeroclubes são a base da formação aeronáutica do Brasil a mais de 70 anos, desde a criação da Campanha Nacional de Aviação pelo Jornalista  Assis Chateoubriand e o Ministro Salgado Filho na década de 40. Desde lá, os aeroclubes formaram mais de 75.000 pilotos no Brasil. Estas entidades precisam ser reestruturadas para fazer face ao desenvolvimento tecnológico da aviação mundial.


Na foto, a reunião na SAC em Brasilia. Da esquerda para direita: Alceu Mario Feijó filho, Nelson Riet, Assessora Lourdes, Robinson Lucas, gerente, Wilson Schmit diretor da Federação, Ten Cel Max da SAC  e Douglas Targa , Diretor da SAC.


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