segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pólo Regional de Aviação Civil

Em reunião ocorrida no dia 15 de maio de 2009, promovida pela Federação dos Aeroclubes do Rio Grande do Sul e pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, com apoio do Departamento Aeroportuário do Estado e da 5a. Gerência Regional da ANAC, foram discutidas as ações para a formação de um Pólo Regional de fomento à aviação civil. 

Com presença dos mais diversos setores (escolas de aviação, empresas de manutenção, fabricantes de aeronaves, etc.), ficou evidente a preocupação com o posicionamento das empresas/entidades perante o mercado. 

O Prof. Dr. Elones Fernando Ribeiro, diretor da Faculadade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, abriu o evento com uma apresentação do Pólo, suas origens e os trabalhos já realizados que, embora foram poucos em números, foram de extrema eficácia trazendo benefícios para a comunidade aeronáutica.  

Em seguida, o Comandante Nelson Riet Correa, representando a Federação dos Aeroclubes, ratificou a importância do Pólo e convidou os presentes ao debate ao final das apresentações. 

O Eng. Fernando Bizarro, do Departamento Aeroportuário do Estado, falou sobre a área de atuação daquele departamento administrando 9 aeroportos no RS e colaborando com outros aeródromos conveniados.

Representando a ANAC, o Gerente Regional Dr. Roberto Barbosa de Carvalho Netto, falou da importância de um Pólo para  a região e demonstrou a receptividade da Agência a esta iniciativa agregadora dos diversos setores da indústria. Também salientou as atividades desenvolvidas no período em que ele estava à frente da Federação na qualidade de presidente da instituição, antes de assumir a gerência da ANAC, que por si já é uma demonstração da importância da Federação ao ter seu presidente escolhido, entre outras opções, até mesmo políticas.

Após as apresentações, foi aberto o debate. Instituições como a AGT - Agência de Gestão Tecnológica e o TECNOPUC mostraram como as atividades que desenvolvem podem auxiliar no desenvolvimento do Pólo e colocaram-se à disposição para auxiliar no desenvolvimento dos projetos. 

A Aerossur fez uma breve explanação do projeto do novo Paulistinha, com painel LCD, partida elétrica e nova motorização. 

A TAP Maintenance & Engineering, representada por seu presidente, ratificou a importância da iniciativa e demonstrou o interesse da companhia em participar do Pólo. 

Dado o grande interesse de todos os presentes, ficou definido que será elaborado um plano estratégico para desenvolvimento do Pólo e serão criados comitês para tratar dos diversos assuntos que serão definidos neste plano. 

Acompanhe este blog e saiba das novidades do Pólo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário